Playstation VR é o dispositivo de realidade virtual da Sony. Totalmente desenvolvido e pronto para chegar as lojas em outubro de 2016, o PSVR irá ter um custo inicial de $399.

O PSVR utiliza como plataforma o PS4, sendo que os 36 milhões de proprietários do console precisarão apenas adquirir o dispositivo de realidade virtual para começar a se divertir. Em contrapartida dos equipamentos rivais (Oculus Rift e HTC Vive), que irão depender de um PC potente para ser utilizado como plataforma.

PlayStation®VR Features | GDC 2016
ReproduzirPlay
Shadow

DESIGN

O dispositivo da Sony, em sua versão final que vai para as prateleiras, exibe um design que, na avaliação geral dos consumidores, está na vanguarda dos equipamentos de realidade virtal.

A Sony possivelmente saiu na frente devido à sua larga experiência no desenvolvimento de eletrônicos de consumo, sendo esse “know-how” percebido em vários  detalhes do aparelho.

O PSVR possui visual futurista, em uma estrutura robusta e com boa escolha de cores. O corpo principal exibe bordas arredondadas, harmonizadas com luzes de LED azul que se distribuem pelo corpo do equipamento.

A fixação do dispositivo na cabeça também é destaque, realizada por uma alça plástica única que permite rápida e fácil colocação. A ergonomia também foi claramente muito estudada pelos desenvolvedores, sendo o peso do equipamento bem distribuído pela parte superior da cabeça, permitindo uma experiência agradável e não cansativa de uso. O sistema de fixação possui ainda um botão de encaixe e desencaixe rápido, o que facilita muito a colocação do aparelho.

O contato do visor nas proximidade dos olhos é realizado por uma estrutura emborrachada que proporciona toque suave e não permite o embaçamento do visor.

A anterior do PSVR também pode ser deslocada, com um simples pressionar de botão, para mais perto ou para mais longe dos olhos, o que permite uma melhor acomodação de foco para os indivíduos que fazem uso de óculos convencional.

psvr kit

HARDWARE

O Playstation VR é equipado com um display de 5,7″ OLED 1920 x 1080, o que permite uma resolução de 960 x 1080 px por olho, exibindo ainda uma matriz de subpixel RGB, o que possibilita uma melhor definição de imagens. A taxa de atualização é de 120hz, com potencial de exibição de games à taxa de 120fps, o que é notavelmente maior que a de 90hz apresentada pelos concorrentes. A taxa de 120hz, em conjunto com um campo visual de 100 graus e uma taxa de resposta de 18ms, possibilitará uma experiência suave e indistinguível da vida real (segundo o CEO da Sony).

Devido aos sensores de LED embutidos na superfície do equipamento – detectáveis por uma câmera PlayStation conectada – e aos acelerômetros acoplados, o sistema consegue acompanhar o movimento do jogador.  A Sony afirma que a Câmara PlayStation pode seguir o PSVR até 1.000 vezes por segundo, o que deve proporcionar aos jogadores uma experiência envolvente e sem delays.

Ele também permite aos usuários olhar para trás (360 graus), situação que será recorrente em alguns jogos (quando o jogador estiver sendo perseguido por um inimigo armado por exemplo). Isso é possível devido à presença dos sensores posicionados na parte posterior do equipamento, o que permite ao sistema entender quando o jogador gira a cabeça para trás.

PSVR-sideO PSVR vem equipado com um divisor de sinal HDMI, o que possibilita ligar o equipamento a uma TV durante os jogos, permitindo que os amigos e familiares acompanhem, em tempo real e sem distorções, o que está acontecendo no game. Em alguns casos, será possível jogar em conjunto com quem estiver utilizando o equipamento principal.

O sistema de áudio do PlayStation VR é do tipo 3D, o que permitirá ao jogador identificar e localizar facilmente sons acima, abaixo e ao redor de seu corpo.

CONTROLES

O PlayStation VR irá utilizar, a princípio, o controle do PS4 (DualShock 4), que já é o comando familiar aos usuários do PS4. A familiaridade com o controle irá permitir a utilização do comando sem olhar para os botões que se tem que apertar, facilitando a vida dos novos usuários. O DualShock 4 também possui sensores de movimento e pode ser rastreado pela câmera PlayStation. Isso permite aos desenvolvedores a criação de um maior espectro de formas para os jogadores interagirem com os jogos.

A Sony também fará uso dos PayStation Move Batons, que são acessórios de controle de movimento que muitos já adquiriram para o PS4. Os Batons permitem aos jogadores controlar seus personagens através de gestos, ao invés da utilização dos botões tradicionais.

PSVR-back

GAMES

A Sony anunciou uma lista de 88 games já confirmados para o Playstation VR, dessa lista 50 games estão prometidos até o final de 2016.

→ Veja a lista dos jogos

6 Comentários

Deixe um comentário: