O Oculus Rift – dispositivo de realidade virtual do Facebook – está batendo a porta das lojas… o que eu preciso saber?

O Portal Realidade Virtual elaborou um guia completo para você entender melhor o Oculus Rift – descrição, especificações técnicas, acessórios, preço, requerimentos de sistema, games, etc.

Inicialmente desenvolvido pela empresa Oculus VR, o projeto do Rift, bem como a empresa, foram adquiridos em 2014 pelo Facebook,  por US$ 2 bilhões. Essa aquisição sinalizou fortemente que Mark Zuckerberg tinha grandes expectativas no setor de realidade virtual e que grandes investimentos ainda vão vir para esse ramo.

O Oculus Rift se encontra totalmente desenvolvido e com previsão de lançamento no mercado em abril de 2016, com o custo de $599. O kit de lançamento será composto pelo Oculus com headphones integrados, um controle XBox One, um sensor externo de posicionamento, controle à distância, cabos para ligação ao PC e ainda os jogos Eve: Valkyrie (para os consumidores que fizerem uma ordem antecipada) e Lucky’s Tale (para todas as compras).

oculus-rift borda

DESIGN

Anteriormente apresentado com um visual “quadradão”, o Rift que chega às prateleiras exibe um design bem mais elegante e moderno. A anterior exibe bordas arredondadas, com bom padrão de cores e acabamento. As tiras elásticas utilizadas para fixação na cabeça foram substituídas por hastes de plásticos flexíveis, mais ergonômicas e eficientes. Outra alteração importante foi a possibilidade de regulagem da distância dos ecrãs aos olhos, isso torna-se extremamente importante para os indivíduos que fazem uso de óculos convencional e necessitam da regulagem para obter uma melhor acomodação de foco.

A versão de consumo ainda sofreu uma generosa redução no peso, o que auxiliou bastante na questão conforto em uso.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

O Rift possui dois ecrãs OLED, um para cada olho, com uma resolução de 2160×1200, o que equivale a uma resolução por olho de 1080px. A taxa de atualização é de 90Hz (50% superior a um monitor convencional) que, embora não seja tão impressionante como a e 120Hz anunciada para o PlayStation VR, é perfeitamente aceitável. Os usuários relataram que não há nenhum atraso perceptível ou latência, e o movimento parece suave e natural.

Integrado ao dispositivo existem três giroscópios e acelerômetros que permitem monitorar os movimentos da cabeça do usuário.

O áudio é “espacializado” (3D) e codificados em som surround de 360 graus. Essa configuração permite uma maior imersão do usuário no ambiente de jogo, visto que os desenvolvedores podem “posicionar” o som em qualquer parte do campo visual (acima, abaixo ou ao redor da cabeça).

O Oculus Rift é ligado ao PC através de um cabo HDMI 1.3 (video) e de um cabo USB (informação de movimento) e o detector de posicionamento utiliza USB para comunicar informação de posição.

oculus-rift aberto

Requisitos do Sistema (PC)

A Oculus recomenda as seguintes especificações do PC para uma experiência adequada com o Rift:

• NVIDIA GTX 970 / AMD 290 equivalente ou superior
• Intel i5-4590 equivalente ou superior
• 8 GB + RAM
• Compatível HDMI 1.3 saída de vídeo
• 2x portas USB 3.0
• Windows 7 SP1 ou mais recente

Considerando que jogar em realidade virtual requer cerca de 3x a potência computacional quando comparado a jogar em Full HD (1080p, 1920×1080), é recomendado que essas sejam as especificações mínimas de uso.

A HP já anunciou computadores certificados como VR Ready na sua linha desktop HP Envy Phoenix, com preços entre os 1700 e 2000 USD

Com objetivo de facilitar a vida dos usuários, a Futuremark desenvolveu algumas ferramentas gratuitas de teste (http://www.futuremark.com/benchmarks/3dmark) para que qualquer um possa avaliar se o seu PC está pronto para o Oculus Rift.

Controles

O pacote inicial do Oculus Rift contará apenas com um controle padrão do Xbox One.

Confirmados também para o dispositivo, foram apresentados dois controles sem fio chamados Oculus Touch. Com uma plataforma gamepad superior, esses controles objetivam uma experiência mais imersiva e natural de controlar a experiência em realidade virtual.

O Touch irá utilizar uma tecnologia de baixa latência e irá proporcionar ao jogador realizar mocvimentos com os braços, além de realizar comandos através de um joystick, fazer gestos com as mãos e muito mais além.

Os controles ainda não tem data oficial para chegar as lojas, no entanto, a previsão é que estejam nas prateleiras nos últimos meses de 2016. O valor também ainda não foi divulgado.

oculus-rift controles

Restreador de posição

A dinâmica de uso do Oculus Rift passa pela interação de diferentes tecnologias, nesse contexto, para uma experiência mais imersiva, é essencial determinar onde você está no espaço 3D. Com esse objetivo, o pacote inicial do Rift conterá um rastreador de posição.
Em formato de um discreto microfone preto, ele deverá ser disposto nas proximidades da área de jogo.
Um conjunto de LEDs infravermelhos embutidos no Oculus Rift serão monitorados por esse sensor sem fio (“Tracking System Constellation”) permitindo aos usuários uma completa localização  360 graus.

Introducing the Games Coming to Oculus!
ReproduzirPlay
Shadow

Games

A Oculus Rift divulgou, na Game Developers Conference 2016, uma lista de 30 jogos que estarão disponíveis quando seu dispositivo de Realidade Virtual chegar às lojas. Eles afirmaram, ainda, que até a data de lançamento é possível que mais títulos sejam confirmados.

→ Veja a lista de games já confirmados

1 Comentário

Deixe um comentário: