“Em alguns anos a realidade virtual vai mudar a vida das pessoas”.

A realidade virtual vai mudar a vida das pessoas. Essa frase resume o pensamento de nomes importantes das grandes empresas mundiais de tecnologia.

Recentemente Mark Zuckerberg afirmou que “o conteúdo imersivo em 3D é obviamente o próximo negócio do Facebook” e “A razão para estarmos animados com essa indústria é a progressão contínua das pessoas em encontrar formas ainda maiores de compartilhar o que está em suas mentes”.

Em outro depoimento Zuckerberg explica que na rede social do futuro, você e seu amigo vão ser teletransportados para um mundo virtual em conjunto. “Imagine você e seu amigo sentados lado-a-lado em uma quadra assistindo a um jogo do seu time favorito”,  ou, “estudar em uma sala de aula com alunos e professores de todo o mundo”, ou ainda, “consultar com um médico especialista – apenas colocando os óculos de realidade virtual em sua casa.”

Marc Andreessen, co-criador de um dos primeiros browsers, o Netscape, disse que a realidade virtual “irá redefinir as experiências humanas fundamentais em áreas como cinema, educação, arquitetura e design”.

A realidade virtual vai muito além dos games.

É verdade que, em um primeiro momento, os games serão o foco principal da realidade virtual. Esse nicho de mercado já teve seu desenvolvimento iniciado há algum tempo e os gamers já começam a experimentar os jogos em suas casas.

É uma grande evolução de tecnologia, algo como se estivéssemos dando um salto do Atari para o Playstation 4 em menos de um mês. A imersão proporcionada pela realidade virtual vai possibilitar experiências nunca antes imaginadas no mundo dos jogos eletrônicos. É uma mudança de paradigma, que vai alterar o sentido da palavra “game”, pois muitos jogos vão simular atividades da vida real e gerarão interesse em pessoas que nunca pegaram em um joystick.

De acordo com David Eagleman, renomado neurocientista americano, o grande “pulo do gato” da realidade virtual é entregar ao cérebro o feedback que ele espera. No mundo virtual você está no controle, você olha para onde quer. Segundo ele, o mundo virtual pode se tornar tão imersivo que o usuário vai se esquecer que esta fazendo o uso dos óculos.

Veja um exemplo de como a realidade virtual pode se aproximar da realidade nessa simulação de pilotagem. Nesse vídeo foi usado o recurso da realidade mista.

Novas interações nas redes sociais

A realidade virtual vai alterar nossas vidas de maneiras surpreendentes. Em vez de conversar com um amigo em uma webcam, vocês vão se “teleportar” em uma simulação compartilhada e interagir em outro ambiente – dialogar caminhando pelo Central Park por exemplo. Ao invés de assistir Jurassic Park sozinho em sua sala, você vai olhar para um dinossauro babando em cima de você e de seu amigo.

A aproximação entre as pessoas, sem dúvida, terá a possibilidade de ser infinitamente maior. Novas interações, novas formas de “curtir”, conversas “ao vivo” e novos perigos nas redes sociais também. Muitas novidades e discussões estarão presentes no âmbito das redes sociais.

A Realidade Virtual vai estar presente em diversas outras áreas

As possibilidades da realidade virtual são tantas que torna-se difícil descrevê-las em um artigo único, um pequeno resumo de algumas áreas que deverão iniciar os trabalhos virtuais segue abaixo:

Marketing, propaganda e comércio: as empresas poderão produzir conteúdo imersivo que irá colocar o cliente em contato direto com o produto. Ao invés de observar itens em prateleiras de metal, você poderá visualiza-los em seu ambiente real de uso. Uma barraca de camping e os utensílios de acampamento, por exemplo, poderão ser exibidos no topo de uma montanha, com suas formas de uso e características detalhadas em tempo real.

No ramo imobiliário, construtoras poderão desenvolver apartamentos virtuais, idênticos ao que serão produzidos e colocar seus clientes dentro deles.

realidade virtual vai mudar

Arquitetura e engenharia: Arquitetos e engenheiros poderão apresentar seus projetos de forma bastante realista para seus clientes. Terão a possibilidade, ainda, de prever erros e possíveis desperdícios.

Educação: aplicações infinitas… imagine frequentar, diariamente, aulas em uma universidade americana, no conforto de sua casa. Aprender inglês ao lado de estudantes do mundo inteiro. Dar vida aos livros infantis…

Turismo: Uma “viagem” para conhecer o mundo ficará muito mais fácil com a realidade virtual. Em tese, será possível chegar a qualquer parte do planeta estando no conforto de sua casa. Logicamente uma viagem virtual nunca poderá ser comparada à uma viagem real, com às sensações de estar fisicamente em um lugar novo, isso é impossível. No entanto, ela pode ser decisiva na hora de escolher um roteiro, ou mesmo, proporcionar uma visita em um local de difícil acesso. Ou ainda, onde, financeiramente, não é possível estar.

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Treinamento militar e policial: simulações muito próximas da realidade, vão permitir o treinamento, desenvolvimento e aperfeiçoando de diversas habilidades.

Treinamento de pilotagem: motoristas e pilotos poderão desenvolver suas habilidades em ambientes preparados, sem colocar em risco outras vidas e com um custo reduzido.

Cinema: uma das maiores redes de cinema do mundo, a IMAX, está desenvolvendo o primeiro conjunto de salas prontas para o conteúdo virtual. A ideia da empresa é criar locais que ofereçam experiências mais envolventes e imersivas do que as que podem ser obtidas em casa. O anúncio do das salas virtuais ocorreu em conjunto com a notícia que a IMAX está desenvolvendo, em conjunto com o Google, uma câmera VR com qualidade de cinema.

A IMAX, inicialmente, planeja abrir seis conjuntos de salas VR espalhados pelo mundo. Até o final de 2016, alguns shoppings receberão as salas, sendo que o primeiro local já está definido – Los Angeles.

A evolução das salas de cinema é algo natural e inevitável. As empresas terão que se desdobrar para entregar um produto final mais atraente do que a imersão em VR que estará disponível com o uso dos dispositivos virtuais em nossas casas.

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Transmissões esportivas e shows: Imagine ser transportado para dentro de um camarote da Allianz Arena em Munique, com toda as possibilidades visuais e sonoras reais do estádio, escolher onde quer sentar e assistir, ao vivo, à final da Champions League, no conforto do sofá da sua casa. Sim! Isso vai ser possível daqui a alguns anos. As transmissões esportivas e de grandes eventos em realidade virtual, provavelmente serão uma febre no mundo e, quem possuir um dos equipamentos em casa, terá passaporte garantido (gastando uns reais a mais é claro…).

Medicina: os médicos poderão simular a atividade da vida real no mundo virtual, evitando erros e otimizando seu trabalho. Doenças relacionadas à transtornos mentais e fobias também poderão receber um auxílio do tratamento com os dispositivos. A realidade virtual trará novas possibilidades e será um campo aberto para muito estudo e evolução.

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Pornografia: o usuário poderá andar livremente por um set de filmagens, entrar em clube de swing do outro lado do planeta, se transportar para o quarto de sua amiga virtual.

Na última E3, realizada em Los Angeles entre os dias 14-16 de junho, um pequeno estande que permitia aos frequentadores experimentarem à pornografia em realidade virtual ficou lotado, com filas enormes de espera, fazendo frente às megas estruturas montadas pela Sony, Samsung, Microsoft, etc.

Pensou em mais alguma possibilidade?

Possivelmente a resposta vai ser  – sim! a realidade virtual pode ser aplicada nessa atividade!

Leia também: Como funciona a realidade virtual?

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