Daydream é a nova plataforma do Google para Realidade Virtual

Anunciado durante o Google I/O desse ano, evento anual do Google para desenvolvedores, o Google Daydream é a nova aposta do Google para realidade virtual nos smartphones Android.

O Daydream é composto por um componente de hardware e um ambiente de software. A parte de hardware pode ser vista como a evolução do Google CardboardHeadset e controle do Google Daydream

Teremos um headset para encaixar o smartphone e um controle. O headset deve ser parecido ao Samsung Gear VR e dessa vez, diferente do Cardboard, será necessário que o smartphone seja “Daydream Ready”, isso quer dizer que existem alguns pré-requisitos que seu smatphone precisa preencher para que você usufrua do Daydream. Vários fabricantes já anunciaram suporte em seus próximos lançamentos, como Samsung, HTC, LG, Xiaomi, Huawei, ZTE, Asus e Alcatel. Já o controle será simples porém poderoso, possuindo um touchpad clicável na parte de cima e dois botões abaixo.

Logo do Google Daydream

Do lado do software o novo Android N vai possuir um “modo RV”. Trata-se de otimizações feitas no sistema operacional para propiciar uma experiência rica em realidade virtual no smartphone. Alertas e notificações por exemplo foram repensadas para se integrar confortavelmente ao “modo RV”.

Durante a conferência o Google apresentou uma tela inicial a partir da qual o usuário terá acesso a vários aplicativos compatíveis com a tecnologia como Google Street View, Youtube e Google Photos. Além disso o Google está em contato com empresas como Netflix, HBO, CNN,  Ubisoft e Electronic Arts para que elas venham a fazer parte do ecossistema Daydream.

Esperado para o fim de 2016 especula-se que já teremos novidades sobre o Daydream em um evento marcado para o próximo dia 4 de outubro. Se você está para trocar de smartphone, talvez queira esperar um pouco mais e adquirir um modelo totalmente compatível com a nova tecnologia.

1 Comentário

Deixe um comentário: