3dHead
O 3DHead promete destruir o Oculus Rift

Prepare-se para conhecer projetos VR bem “diferentes”!

Existem vários jogos, aplicativos e hardwares bem empolgantes para o universo VR, porém, como não poderia deixar de ser, também temos alguns projetos que nos fazem pensar como chegaram tão longe! Veja a seguir 5 projetos VR bem inusitados!

1 – FeelReal

FeelReal
FeelReal

O FeelReal é uma máscara que deve ser acoplada a um óculos VR. O dispositivo promete gerar 7 diferentes cheiros: oceano, selva, fogo, grama, talco, flores e metal.  O visual da máscara não é dos melhores, o que já afastará algumas pessoas.

A parte do oceano é até agradável, segundo relatos de quem já experimentou o gadget, já a selva e grama incomodam um pouco e o fogo é bastante desagradável.

O projeto teve uma campanha mal-sucedida no KickStarter e até onde apuramos o FeelReal parece não estar mais em desenvolvimento.

2 – Taclim VR Shoes

Cerevo Taclim VR Shoes
Cerevo Taclim VR Shoes

Aqui temos sandálias que prometem simular a sensação de caminhar em diferentes superfícies, como grama, madeira e areia. É necessário andar sem sair do lugar e além disso, segundo relatos de quem testou o protótipo, algumas das superfícies que o gadget promete simular causam na realidade desconforto e impedem qualquer experiência imersiva.

3 – O cavalo da FutureTown

Cavalo da FutureTown
Cavalo da FutureTown

A empresa FutureTown criou um acessório, para ser usado em conjunto com visores de realidade virtual, que pretende simular a sensação de andar de cavalo. Sim, tem rédea e tudo!

Para ser justo com o projeto da empresa é preciso deixar claro que o mesmo hardware também pode ser usado para simular andar de moto, voar nas costas de uma águia e esquiar!

Futuretown
FutureTown

4 – O simulador de enxaqueca da Excedrin

Simulador de enxaqueca da Excedrin
Simulador de enxaqueca da Excedrin

Há quem concorde que não precisamos simular uma enxaqueca para saber que se trata de algo, no mínimo, desagradável. O pessoal da Excedrin por outro lado entendeu ser importante criar um simulador que tente incomodar os usuários tanto quanto uma enxaqueca normal faria.

Ao usar o app você será bombardeado por sons e efeitos de luz criados para desorienta-lo e causar desconforto proposital. Caso queria passar por essa experiência basta baixar o aplicativo gratuitamente para Android ou iOs.

5 – O gigante 3D Head

3dHead
O 3DHead promete destruir o Oculus Rift

O 3DHead foi apresentado ao mercado na CES 2015 e não é fácil definir o propósito do gadget, que certeza não se trata de um produto de realidade virtual e de nem realidade aumentada. Segundo o CEO da empresa, o 3DHead, que pesa cerca de 800g, possui sensores internos de movimento e passa essas informações para os jogos fazendo com que o jogador não tenha que usar o joystick (ou mouse) para movimentar seu campo de visão dentro dos jogos.

A empresa responsável pelo produto espalhou diversos cartazes na CES propagandeando que o 3DHead destronaria o Oculus Rift, informação que o próprio CEO diz não concordar: “É apenas uma estratégia de marketing”.

Quem se arriscar a comprar um 3DHead precisa desembolsar 999 dólares (vale lembrar que o Oculus Rift custa praticamente a metade desse valor!).

Avanço da tecnologia

Alguns desses projetos são realmente estranhos e estapafúrdios, porém, temos que nos lembrar que é assim que a tecnologia avança: algumas vezes temos produtos empolgantes e outras vezes nem tanto, porém, sempre há aprendizado. Quem sabe alguns desses projetos, potencialmente falhos de hoje, não serão a semente para tecnologias que dominarão o mercado amanhã? É esperar para ver!

Deixe um comentário: