Conheça o ARKit da Apple (+5 vídeos)

ARKit
ARKit

A Apple finalmente mostrou sua primeira abordagem em realidade virtual/aumentada. Na WWDC desse ano, sua convenção anual para desenvolvedores, ela apresentou ao mundo o ARKit. Trata-se de um framework que possibilitará a criação de aplicativos de realidade aumentada para dispositivos iOs (como o iPhone e o iPad).

Unity/Unreal suportarão o ARKit
Unity/Unreal suportarão o ARKit

Também na WWDC foi anunciado que as populares engines gráficas Unity e Unreal já confirmaram suporte ao ARKit.

Durante a conferência a Apple fez algumas demonstrações do ARKit. Uma delas foi a de uma nova versão do game Pokemon Go que coloca os personagens no mundo real. Já em outra demo vimos um aplicativo da Ikea que ajudará os consumidores a vislumbrar se um determinado móvel irá combinar ou não com a decoração de sua casa antes de comprá-lo.

O ARKit fará parte do iOs11 que estará disponível para atualização no último trimestre de 2017 (o beta já está liberado desde 26/Jun).

Como o beta já está disponível para os desenvolvedores algumas experiências bem bacanas já estão surgindo. Separamos algumas para vocês terem ideia das possibilidades da tecnologia.

1) Chega de usar trenas para medir sua casa: meça usando realidade aumentada!

2) Aqui temos uma demonstração da união entre a realidade aumentada e a virtual. Uma pessoa usa o HTC Vive para criar uma arte 3d e, por meio do ARKit, uma segunda pessoa vê a arte no mundo real.

3) Veja como os produtos ficarão em sua casa antes de comprá-los.

4) Que tal pousar o foguete Falcon 9 da SpaceX em casa?

5) Atravesse um portal e seja transportado para uma realidade paralela!

O site www.madewitharkit.com possui um showcase de outras demonstrações interessantes do ARKit, vale a pena conferir.

A Apple vem apostando bastante em realidade aumentada, tanto que em junho ela confirmou a compra da empresa alemã SensoMotoric Instruments, que desenvolve tecnologia de monitoramento ocular para headsets de realidade virtual e aumentada.

Com essas iniciativas a Apple se junta a outras gigantes, como a Microsoft e seu HoloLens e o Google com o Project Tango, no empolgante mercado da realidade aumentada.

Deixe um comentário: