Comparativo – Playstation VR vs Oculus Rift vs HTC Vive

oculus-psvr-velve

PSVR vs RIFT vs HTC Vive (comparativo) – qual deles é o melhor? em qual deles devo investir meu dinheiro? – talvez você já tenha feito uma dessas perguntas, a questão agora é – os dispositivos estão chegando ao mercado e tenho que me decidir!

Pensando nisso, elaboramos um comparativo entre os três principais equipamentos, abrangendo, da forma mais completa possível, os aspectos mais relevantes para embasar uma decisão de escolha mais consciente entre os três aparelhos.

1 – ERGONOMIA

Esse é um aspecto de extrema relevância para os dispositivos, principalmente se considerarmos que eles serão utilizados em contato direto com a pele e presos à cabeça, tendo seu peso totalmente suportados por ela. Um equipamento que não exiba boa distribuição de peso e boa fixação, com algumas horas de uso, possivelmente vai gerar bastante desconforto e, até mesmo, ocasionar algum tipo de lesão musculoesquelética na região do pescoço.

Com certeza, esse foi um aspecto exaustivamente estudado pelos fabricantes que, aparentemente, entregarão equipamentos bem adequados para o uso.

O Oculus Rift, em sua versão final, teve seu peso reduzido e apresenta boa fixação através de tiras elásticas com velcro ajustável. O HTC Vive tem fixação semelhante e, apesar de um pouco mais pesado, não chega a causar desconto em seus usuários. O Playstation VR exibe um sistema de fixação um pouco diferente, através de uma haste plástica única, que distribui o peso entre a região anterior e a região posterior da cabeça.

O acolchoamento – que fica em contato direto com a pele – é bem equivalente nos três dispositivos e todos exibem toque suave não gerando desconforto com o uso.

Os três também permitem, ao usuário, o uso de óculos convencional, sendo que os sistemas contam com regulagem para melhor acomodação do foco.

Comparativo – Veredito: Playstation VR (+5), Oculus Rift (+5), HTC Vive (+5)

comparativo oculus virtual design

2 – DESIGN

No quesito design, parece ser unânime a preferência pelo Playstation VR, talvez pela vasta experiência da Sony em produzir eletrônicos de consumo, o seu aparelho exibe um visual mais moderno com toques futuristas em seu desenho. O Oculus Rift passou por algumas remodelações durante a fase de desenvolvimento, sendo que o resultado final ficou bastante satisfatório – bordas arredondadas, uma boa escolha de cores e o visual limpo dão, além de um aspecto robusto, um toque de modernidade ao aparelho. O HTC Vive deixou a desejar nesse aspecto, apesar de não interferir diretamente no funcionamento do aparelho, com um visual semelhante a óculos de mergulho o dispositivo possivelmente passará por remodelação em suas próximas gerações.

Comparativo – Veredito: Playstation VR (+5), Oculus Rift (+4), HTC Vive (+2)

3 – CONTROLES

HTC Vive e Oculus Rift desenvolveram controles exclusivos para o uso em realidade virtual, já o Playstation VR irá fazer uso, pelo menos inicialmente, dos controles já utilizados no PS4.

O controle do HTC Vive, em formato de empunhadura de arma, exibe discos sensíveis ao toque sob os polegares e botões de disparo que funcionam como os botões de seleção primários. Os botões apresentam boa texturização e a boa aderência do corpo do aparelho permitem boa ergonomia de uso. O controle exibe tecnologia de baixa latência, com sensores de movimento acoplados que permitem que os movimentos dos braços sejam acompanhados.

O Oculus Rift irá vir acompanhado de um controle do Xbox One, tendo como opcionais os controles denominados Oculus Touch. Esse último exibe uma plataforma gamepad superior e objetivam uma experiência mais imersiva e natural de controlar o mundo em realidade virtual. O Touch também irá utilizar uma tecnologia de baixa latência com sensores acoplados, permitindo que os movimentos do braço do jogador sejam acompanhados.

O PlayStation VR irá utilizar o DualShock 4, que já é o comando familiar aos usuários do PS4. A familiaridade com o controle irá permitir a utilização do comando sem olhar para os botões que se tem que apertar, facilitando a vida dos novos usuários. O DualShock 4 também possui sensores de movimento e pode ser rastreado pela câmera PlayStation. A Sony também fará uso dos PayStation Move Batons, que são acessórios de controle de movimento que muitos já adquiriram para o PS4. Os Batons permitem aos jogadores controlar seus personagens através de gestos, ao invés da utilização dos botões tradicionais.

Comparativo – Veredito: Playstation VR (+4), Oculus Rift (+4), HTC Vive (+5)

comparativo realidade virtual controles

4 – HARDWARE / ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Oculus Rift e HTC Vive exibem configurações superiores ao Playstation VR, no entanto, ambos os dispositivos funcionarão como periféricos de um PC, que para ambos os casos, necessitarão ser bastante potentes. As configurações mínimas recomendadas pelos dois fabricantes são bastante semelhantes, sendo que se deve considerar que são configurações mínimas, pois a solicitação de hardware dos games em realidade virtual tende a aumentar.

O Playstation VR irá utilizar o Playstation 4 como plataforma, dessa forma, ficará restrito à sua configuração. Logicamente isso é uma limitação em relação aos outros concorrentes, no entanto, a Sony apostou nos 36 milhões de PS4 já vendidos e prontos para serem utilizados em conjunto com o PSVR.

Comparativo – Veredito: Playstation VR (+4), Oculus Rift (+5), HTC Vive (+5)

A tabela a seguir exibe as principais especificações técnicas dos três dispositivos.

5 – PREÇO

Como percebe-se na tabela acima, o custo inicial do Playstation VR será bastante inferior ao dos demais concorrentes. Soma-se a esse fato, a necessidade do Oculus Rift e do HTC Vive serem utilizados como periféricos de um PC potente – que também deverá ser adquirido caso não se tenha um disponível.

A Sony, apesar de ter desenvolvido seu dispositivo de realidade virtual com algumas especificações técnicas inferiores ao dos concorrentes, apostou na facilidade de consumo, mesmo para os indivíduos que não possuem o Playstation 4, visto que a soma do valor dos dois produtos ainda é inferior ao que precisará ser gasto para poder colocar o Oculus Rift e o HTC Vive para funcionar.

Comparativo – Veredito: Playstation VR (+5), Oculus Rift (+3), HTC Vive (+2)

6 – GAMES

Ainda é cedo para avaliar esse item de forma comparativa, no entanto, as três empresas tem colocado muito dinheiro no desenvolvimento de títulos. Estúdios renomados como Eletronic Arts, Sega, nDreams e Crytek, bem como estúdios menores estão trabalhando a pleno vapor para derramar um vasto espectro de jogos no mercado. É o interesse de todos.

Alguns games serão exclusivos para determinado console e haverá sobreposição de muitos títulos também.

Talvez, devido as maiores possibilidades de hardware do HTC Vive e do Oculus Rift, podemos esperar experiências em realidade virtual mais completas para esses dois dispositivos, mas isso é apenas uma suposição, pois as informações disponíveis e o que foi apresentado até o momento, não permitem uma conclusão categórica nesse ponto.

Outro aspecto importante a ser avaliado é que, como o Playstation VR utilizará a plataforma PS4, seu uso ficará restrito ao universo dos games. Já os concorrentes poderão atingir um maior espectro de áreas de uso da realidade virtual.

Confira os games confirmados para PSVROculs Rift – HTC Vive

Comparativo – Veredito: Playstation VR (+4), Oculus Rift (+5), HTC Vive (+5)

CONCLUSÃO FINAL

Esperamos que as informações contidas nesse comparativo – e são vários aspectos a serem avaliados – ajudem de alguma forma a direcionar sua escolha.

Na nossa opinião, não existe um vencedor claro nessa “disputa”, a decisão de compra vai depender muito do quanto você está disposto a investir, suas expectativas em relação à realidade virtual e do quanto acredita em cada uma das empresas.

1 Comentário

Deixe um comentário: