O que é a Realidade Virtual?

realidade virtual chegando

A realidade virtual chega ao mundo real – e não vai nos abandonar nunca mais!

A Realidade Virtual é uma tecnologia aplicada através de uma interface, a qual possibilita a interação entre os sistemas eletrônicos e humanos. É promovida através do uso de dispositivos de visualização virtual associados a computadores, tendo como objetivo principal criar um cenário, no meio digital, o mais parecido possível com a realidade. Efeitos visuais, sonoros e até táteis, possibilitam um “mergulho” em um ambiente virtual simulado. O termo imersão será, a partir de agora, utilizado com frequência e significa que o usuário “foi transportado” para outro ambiente e, dentro desse meio digital, ele tem a capacidade de interagir das mais variadas formas.

Ela não é como a visualização em 3D, que apenas dá a sensação de profundidade em uma tela plana, ela realmente coloca você em um ambiente 360 graus, que reproduz um ambiente real. 

No corpo humano, o que os olhos enxergam ou a sensação do que os dedos tocam são apenas impulsos elétricos que são enviados e interpretados pelo seu cérebro. Esse é o grande trunfo da realidade virtual, ela funciona essencialmente por enganar nossos sentidos, fazendo o usuário acreditar que está diante de um ambiente real.

A Realidade Virtual, há poucos anos, era um tema distante para todos nós, ficando restrita ao mundo do cinema – o filme Matrix é o exemplo clássico – e ao nosso imaginário. No entanto, com o desenvolvimento da indústria eletrônica e a clara perspectiva das inúmeras aplicações para a realidade virtual, grandes empresas (Sony, Valve, Facebook) visualizaram um novo nicho de mercado, com um potencial enorme de crescimento – levar a realidade virtual para dentro das casas das pessoas. Esse nicho, sobretudo, não se restringe simplesmente a venda de equipamentos e sim a uma infinidade de serviços que podem estar vinculados, de alguma forma, ao uso da realidade virtual. É o futuro e a evolução natural para diversas áreas de nossa sociedade.

guia realidade virtual oculus rift

O ano de 2016, marca a transição real entre o mundo digital das telinhas para o mundo da realidade virtual. Essa tem como componentes principais os visualizadores estereoscópicos (que simulam a visão humana) desenvolvidos na forma de óculos ou headsets (kits para serem utilizados apoiados na cabeça, sobre os olhos).

A realidade virtual, atualmente, tem seu conceito vinculado principalmente ao do entretenimento, no entanto, a concepção é muito mais abrangente e sua utilização se dá em diversas outras áreas.

ÁREAS DE APLICAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL

Entretenimento

Talvez essa seja a área de atuação para a realidade virtual com um maior potencial de desenvolvimento e que, em um período relativamente curto de tempo, irá estar presente diariamente em nossas vidas.

Imagine ser transportado para dentro de um camarote da Allianz Arena em Munique, com toda as possibilidades visuais e sonoras reais do estádio, escolher onde quer sentar e assistir, ao vivo, à final da Champions League, no conforto do sofá da sua casa. Sim! Isso vai ser possível daqui a alguns anos. As transmissões esportivas e de grandes eventos em realidade virtual, provavelmente serão uma febre no mundo e, quem possuir um dos equipamentos em casa, terá passaporte garantido (gastando uns reais a mais é claro…).

realidade virtual ao vivo futebol

Além de transmissões esportivas,  o cinema, a música e o teatro, tem vasto campo para exploração e poderão abrir suas portas à espectadores do mundo inteiro.

Games

Os vídeo games, desde as primeiras gerações de consoles, traziam, por trás dos jogos (bem simplórios naquela época), um objetivo principal, possibilitar ao usuário se transportar para um mundo de fantasia, onde ele poderia ser o quê ou quem ele desejasse. No entanto, essa transposição, sempre esbarrou na impossibilidade de aproximação em imersão do usuário em relação a tela. Essa limitação, simplesmente acabou com as novas tecnologias, o usuário poderá literalmente imergir em um mundo novo e interagir de forma muito próxima do real nesse novo ambiente.

Na vanguarda desse novo tempo estão os equipamentos da Sony (Playstation VR), do Facebook (Óculus Rift) e da Valve (HTC Vive) que, com certeza, dominarão o mercado nos próximos anos. A Sony desenvolveu seu dispositivo exclusivamente para os games, tendo a plataforma PS4 como base de uso – ela recentemente prometeu 50 títulos de realidade virtual para o final de 2016. O Oculus Rift, por sua vez, foi o pioneiro da realidade virtual, tem um hardware mais poderoso e tem o desenvolvimento de softwares atingindo um maior espectro de áreas. Correndo por fora está o HTC Vive, que tem hardware poderoso e uma possibilidade maior de imersão, devido as estações de varredura, que permitem o deslocamento do usuário durante o uso do aparelho.

Leia também: Quem sai na frente da corrida virtual? Playstation VR vs Oculus Rift vs HTC Vive

oculus virtual design

Interações Sociais

Há alguns anos as empresas de desenvolvimento de softwares visualizaram um grande mercado mundial, o da interação humana através do meio digital. A evolução desses softwares se deu de forma muito rápida e hoje esse tipo de interação atinge grande parte das sociedades no mundo. Facebook, Instagram, Whatsapp, assim como milhares de plataformas de relacionamento virtual são partes integrantes do nosso dia a dia. O conceito da interação digital já está enraizado em nosso cotidiano e, de uma forma ou de outra, sempre estará presente em nossas vidas.

Alguns desenvolvedores visualizaram algo ainda mais ousado, a Linden Lab, em 2003, lançou o polêmico “Second Life” no qual foi desenvolvido um ambiente virtual e tridimensional que simula aspectos da vida real e social do ser humano. No ambiente virtual, as pessoas pagam para criar seus “avatares” e se deslocar livremente pelo mundo virtual, interagindo com os “avatares” criados por outros usuários. O Second Life, apesar de ter feito muito sucesso (e ainda ser utilizado por milhares de pessoas), sempre esbarrou no distanciamento que a tela do computador trás para o usuário em termos de imersão. A possibilidade de controlar um boneco cheio de pixels, torna-se pouco atrativa e desestimulante para a maioria das pessoas. A realidade virtual irá, sem dúvida, romper muitas barreiras técnicas e de imersão para a criação de um verdadeiro “mundo virtual”, onde os indivíduos poderão se locomover livremente e “viver” essa vida virtual da forma que desejarem. É algo bastante complexo de imaginar, com possibilidades infinitas e consequências desconhecidas.

facebook oculus rift realidade virtual

Em declaração recente, Mark Zuckerberg afirmou que “o conteúdo imersivo em 3D é obviamente o próximo negócio do Facebook” e “A razão para estarmos animados com essa indústria é a progressão contínua das pessoas em encontrar formas ainda maiores de compartilhar o que está em suas mentes”. Essa declaração revela as intenções de uma das maiores empresas de tecnologia perante esse novo campo de possibilidades. Em 2014 o Facebook adquiriu o projeto do Oculus Rift, bem como a Oculus VR (empresa que estava desenvolvendo o Headset),  por US$ 2 bilhões. Essa aquisição sinalizou fortemente as expectativas de Mark Zuckerberg para o setor de realidade virtual. O Oculus Rift foi lançado em abril de 2016 e já está chegando às casas dos usuários. Em breve experimentaremos algumas mudanças no Facebook….

Medicina

A medicina vem há alguns anos utilizando-se de algum tipo de conceito de realidade virtual, no entanto, muito provavelmente em função da complexidade da anatomia humana e dos requisitos computacionais para simulá-la, esses projetos eram bastante simples e superficiais. Com o desenvolvimento da tecnologia, algumas áreas poderão ser melhor exploradas, sendo que o uso da realidade virtual estará cada vez mais presente na formação e na carreira dos profissionais da área de saúde.

Com o uso da tecnologia virtual, o médico poderá se preparar melhor para vários momentos que irá enfrentar, podendo simular a atividade no mundo virtual, evitando erros e otimizando seu trabalho na vida real.

Como exemplos de utilização podemos citar: simulação cirúrgica, planejamento de radioterapia, cirurgias laparoscópicas, ensino de anatomia, dentre muitas outras.

Simuladores

Os simuladores são sistemas de simulação em realidade virtual especializados para desenvolvimento e treinamento. São desenvolvidos de forma que o sistema simulado apresente uma resposta dinâmica fidedigna, de forma a representar completamente o sistema simulado. Esses sistemas têm grande conteúdo de engenharia e um volume enorme de processamento de informações, seja para simular a dinâmica do sistema ou para processar a imagem do entorno para garantir a melhor imersão ao usuário.

Como exemplo clássico desse tipo de uso, podemos citar os simuladores de voo e os utilizados pela NASA. Essa tecnologia vem se disseminando e se aperfeiçoando, sendo utilizada em simulações para treino de maquinistas em trem virtuais e para aprendizagem e treinamento de pilotagem de veículos automotores – de passeio e de competição.

Engenharia/Arquitetura

A engenharia de realidade virtual inclui o uso de ferramentas de modelagem 3D e técnicas de visualização como parte do processo de criação e desenvolvimento. Essa tecnologia permite aos engenheiros visualizar seu projeto em 3D e obter uma maior compreensão de como ele irá funcionar. Além disso, eles podem detectar eventuais falhas ou riscos potenciais antes da implementação.

A realidade virtual permite, também, que a equipe de design observe seu projeto dentro de um ambiente antes da implementação, corrigindo ou alterando características com uma menor demanda de tempo e dinheiro.

realidade virtual engenharia

Além das áreas de aplicação descritas acima, vários outras tem um vasto espectro de possibilidades para o uso da realidade virtual – educação, marketing, exploração espacial, pornografia, treinamento militar – muitas delas já exibindo conteúdo que começa a ser disponibilizado para os dispositivos virtuais.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Em conjunto com o desenvolvimento dos dispositivos de realidade virtual, seguiu-se uma corrida para a criação de acessórios que auxiliassem os dispositivos principais na imersão do usuário no mundo virtual.

Essa necessidade se apresenta pois, mesmo fazendo uso de algum dispositivo de realidade virtual sobre seus olhos, você precisa de outros estímulos para que a experiência se apresente da forma mais próxima possível à do mundo real. É uma situação nova e conflitante para o cérebro, enquanto o estímulo visual apresenta, por exemplo, uma movimentação (andar, correr, abaixar, etc.) você está na realidade parado. É um desafio para os desenvolvedores e um vasto campo para novas ideias, estudos e criação.

Estamos em um processo embrionário desses equipamentos, mas alguns projetos já começam a tomar forma.

Esteiras / Estações de Movimento

Direcionadas especificamente para o entretenimento, esses acessórios tem por objetivo principal simular a movimentação do personagem virtual de acordo com a movimentação da vida real. São vários desafios técnicos a serem vencidos, pois existem muitas variáveis (graus de liberdade, espaço físico, peso do usuário, segurança, etc.) a serem reunidas em um mesmo equipamento.

realidade virtual esteira

A estação exibida na foto acima é a Virtuix Omni, que possibilita ao usuário se movimentar em todas as direções, com as mãos livres para segurar os controles do dispositivo virtual. O projeto aparentemente está sendo bem desenvolvido, no entanto, um grande problema é a forma de deslocamento. Na verdade, você não caminha, você desliza sobre a plataforma fazendo-se uso de um calçado especial, que possui algumas pastilhas deslizantes presas às solas. Esse é um movimento não natural, que gera uma demanda energética enorme para o corpo, ou seja, você não vai conseguir jogar sobre a estação por muito tempo.

Outro projeto em desenvolvimento é o Infinadeck, no qual o usuário pode caminhar por uma esteira que se movimenta em todas as direções. Esse projeto corrige o problema da movimentação não natural da Virtuix, além de permitir que o jogador fique agachado durante a movimentação. No entanto, a Infinadeck esbarra em dois aspectos principais, o tempo de resposta da esteira (ao se realizar uma mudança de direção) e o tamanho e peso do equipamento.

realidade virtual esteira

Luvas

As luvas compatíveis com os dispositivos de realidade virtual também estão em pleno desenvolvimento. Elas permitem simular o movimento das mãos, apresentam respostas tácteis e permitem o rastreamento dos braços. As luvas possivelmente chegarão com força ao mercado, pois serão acessório de uso simples e que permitirão uma maior imersão no mundo virtual. Algumas marcas começam a ser apresentadas, sendo que as mais conhecidas são: Datagloves, Gloveonevr e Control VR.

A Gloveonevr promete entregar todas as respostas citadas acima, exibindo 10 sensores tácteis nos dedos, 6 finger tracking para movimentação do dedos, sensores de rastreamento e wireless integrado.

realidade virtual gloveonevr

Alguns termos conflitantes….

As novas tecnologias estão chegando às lojas e com elas alguns termos novos podem gerar dúvida em alguns usuários, os termos realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista são usados muitas vezes como sinônimos, no entanto exibem algumas diferenças.

A Realidade Aumentada, diferentemente da realidade virtual, trabalha com imagens reais, não se trata de uma nova realidade criada digitalmente e sim de uma inserção de elementos em 3D. A realidade aumentada é a integração de informações virtuais à visualizações do mundo real. Um exemplo simples de realidade aumentada  é a área circular que delimita a distância da barreira, frequentemente apresentadas em transmissões de partidas de futebol. Os elementos do mundo real são o campo de futebol e os jogadores e o elemento virtual é a linha circular, a qual é desenhada sobre a imagem em tempo real através do uso de computadores.

A Realidade Mista utiliza-se da combinação dos gráficos virtuais com imagens reais, tanto do ambiente quanto do personagem. Essa mescla de “informação” possibilita uma maior fidedignidade do mundo virtual em relação ao real e permite a criação de cenários mais envolventes e imersivos para o usuário.

Leia também: Realidade Mista – é o futuro da realidade virtual?

A realidade virtual esta chegando e essa nova forma de interação tende a entrar pesado na vida das pessoas. Assim como os smartphones fizeram há poucos anos, a realidade virtual promete trazer um novo patamar de interação – mudar, mais uma vez, as formas de relações entre as pessoas. Se isso será bom ou ruim, só poderemos responder com o passar dos anos e é campo para muita discussão e estudo. Hoje, podemos afirmar, a realidade virtual é real e está cada vez mais próxima.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário: