Pokémon Go Análise – Game vira febre no mundo

pokemon go

Uma ideia genial e Pokémon Go vira febre no mundo inteiro.

Pokémon Go, uma ideia simples e genial vem conquistando fãs pelo mundo. O game está mudando a história da Nintendo e irá render milhões para grandes empresas de tecnologia – principalmente a Apple.

O jogo, que tem a realidade mista como base de desenvolvimento, apresenta uma fórmula inovadora. As criaturas de Pokémon estão fazendo com que as pessoas se interajam na vida real, além de desafiar e explorar sua própria cidade. Essa é a grande sacada do jogo, promover a socialização das pessoas, trazer o usuário para o mundo real.

A data de chegada ao Brasil ainda está indefinida. Inicialmente era previsto o lançamento para o mês de julho, mas problemas com as capacidades dos servidores na América Latina e algumas alterações de patrocínio geraram um atraso na estréia em nossas terras.

Abaixo você pode visualizar os dois trailers de lançamento de Pokemon Go.

Pokémon Go está se alastrando pelo planeta

O game já foi lançado nos Estados Unidos e Europa e tem previsão de lançamento no Japão e alguns países da Asia ainda neste mês. Na verdade, Pokémon Go tomou o mundo de assalto, onde chega se espalha em um ritmo frenético e, onde ainda não está presente, gera ansiedade geral e movimenta milhares de postagens e tweets nas redes sociais.

Pokémon Go começa com uma curta introdução, conduzida pelo “Professor Willow”, de como funciona o game. A partir daí o usuário pode criar seu próprio avatar e, em uma espécie de tutorial, os elementos base da experiência, além de como capturar o seu primeiro Pokémon são ensinados. Começa, então, uma aventura que irá motivar muita gente a explorar o mundo à sua volta.

pokemon go trailer

Pokémon Go é um jogo construído para os dispositivos móveis e, nesses equipamentos, faz uso do GPS, da câmara e do suporte para realidade aumentada. Isso possibilita que os pokémons sejam vistos em qualquer local através da câmara do seu celular, desde um banco de praça ao topo de um prédio.

Depois de iniciar sua carreira em Pokemon Go, seu celular passará a indicar se existem pokémons por perto, sendo que para apanhá-los você têm que caminhar na vida real até eles. Em contrapartida ao que acontece em outros jogos Pokémon, na nova versão, não há combates exaustivos com as criaturas. Vencer os bichinhos é um processo relativamente fácil e rápido, o que é necessário para o tipo de experiência proposta para o game.

Para derrotar os pokémons e acrescentá-los à sua coleção, você tem que arremessar a Pokébola na sua direção e esperar pelo resultado. Existem vários fatores que determinam o sucesso ou insucesso da captura de uma criatura, incluindo a qualidade da sua “arma”.

A posição que seu personagem adota no mapa do jogo  – que é o mapa do mundo real – é relativa à localização que você se encontra, dessa forma, Pokémon Go se utiliza do GPS e dos mapas para definir a presença de pokémons. Na maioria das vezes, essa presença se dá de forma contextualizada, ou seja, se você está próximo a uma lagoa, é provável que você irá se deparar com criaturas aquáticas.

Uma parte importante do jogo são as PokéStops, que podem ser localizadas no mapa através de um ícone azul. Elas são posicionadas normalmente em locais públicos, como praças, monumentos ou estações, sendo que, quando atingidas, oferecem itens como pokébolas, poções e, com alguma sorte, ovos de pokémons.

Embora as batalhas não sejam, inicialmente, uma tarefa complicada, é possível evoluir os seus pokémons. Cada criatura tem um poder de combate (CP), que pode ser desenvolvido “alimentando” os bichinhos com doces ou pó. A evolução do pokémon aumenta significativamente o seu poder de combate.

pokemon go brasil

Além dos pokémons, seu personagem também irá evoluir durante o game. Existem muitas atividades que garantem pontos de experiência e, com o passar dos níveis, novas funções e pokémons mais raros são liberados. A evolução (nível 5) permite que você entre para uma equipe – Instinct (amarela), Mystic (azul), e Valor (vermelho). Após escolher uma delas, você poderá treinar em seu Gyms, podendo desafiar e conquistar adversários de outras equipes.

Os Gyms são a única função do jogo que permite combater, embora as batalhas não funcionem da mesma forma que os títulos típicos de Pokémon. No lugar das tradicionais lutas, você irá usar comandos táticos para atacar o adversário e evitar as suas investidas. Você pode utilizar, no máximo, seis pokémons em uma equipe, sendo que a escolha dos mesmos é crucial para o êxito na batalha. Por exemplo, um pokémon de água será excelente contra um pokémon de fogo. Até o momento foram incluídos os 151 pokémons da primeira geração, mas é provável que outros sejam acrescentados no futuro.

pokemon go analise

Estímulo à interação real, o grande diferencial do jogo

Embora Pokemon Go não seja o primeiro game que motiva os jogadores a se deslocarem pelo mundo real, a inclusão dos pokémons através da realidade aumentada está fazendo o jogo explodir em todos os países que chega. O roteiro do jogo, bem com as formas de evolução dos personagens estimulam as pessoas a se interagirem, não através do mundo virtual, mas estando em contato real. Nunca tantos jogadores saíram à rua espontaneamente e organizaram encontros para agirem como uma comunidade forte, com uma paixão e um passatempo em comum.

O jogo irá movimentar muito dinheiro

Como se trata de um jogo gratuito para iOS e Android, existem naturalmente micro-transações em Pokémon Go. É possível trocar dinheiro real por PokéCoins, que são usadas para comprar itens e serviços na loja. Existem Pokébolas, espaço extra para pokémons (a base permite guardar até 250), iscas para atrair criaturas, além de diversos outros itens. Nada disto é obrigatório para jogar ou até mesmo para evoluir no jogo (praticamente todos os itens podem ser conseguidos, de alguma forma, gratuitamente).

Além disso, diversos outros games semelhantes deverão ser lançados e estarão disponíveis na Google Play e Apple Store, o que também irá movimentar as transações dessas empresas.

pokemon go analise review

Pokémon Go tem muito para melhorar, mas é uma boa base para algo que pode evoluir imensamente ao longo do tempo. Considerando o fenômeno mundial que o jogo conseguiu alcançar, o futuro do game parece mais que assegurado.

Leia também: 15 dicas para jogar Pokémon Go

1 Comentário

Deixe um comentário: