Pokémon Go já está disponível no Brasil e a febre mundial das criaturinhas começa a se espalhar pelas cidades.

Assim como prometido pela Niantic, Pokémon Go chega ao Brasil antes das Olimpíadas Rio 2016.

O game já pode ser baixado para IOS e Android e irá transformar sua câmera em uma máquina de capturar as criaturinhas.

Celular em mãos, é hora de começar a caçar! mas como funciona o jogo, como jogar?

Pokémons – as criaturinhas selvagens

Como apresenta o Dr. Willow no começo do jogo, nosso planeta é habitado por pequenas criaturas denominadas Pokémons. Eles estão por toda parte, mas agora podem ser visualizados e capturados. No APP, eles podem ser percebidos através do mapa de localização que, na realidade, é o mapa real do local onde você está fisicamente. A partir do mapa, você pode visualizar seu personagem (avatar) se deslocando pelas ruas e, sempre que um Pokémon se aproxima, você será alertado através de uma vibração no telefone. Na parte inferior direita da tela é possível, também, ver uma “sombra” dos Pokémons que estão nas redondezas, o que facilita sua busca.

pokemon go brasil

Ao se deparar com um Pokémon e visualizá-lo através da câmera é hora de entrar em ação lançando sua Pokébola na direção da criatura. Essa “arma” vai se tornando mais poderosa no decorrer do jogo, o que torna-se necessário para a captura de Pokémons mais fortes e resistentes. As batalhas normalmente são curtas, situação necessária devido ao contexto do jogo, que, em sua maior parte, transcorre em ambiente externo.

Quando você inicia a aventura é classificado no nível 1 de experiência, sendo que, à medida que adquire pontos – que são conseguidos visitando PokéStops, capturando Pokémons selvagens ou rompendo ovos – você tem tem seu seu nível aumentado. Quando o jogador atinge o nível 5, ele se habilita a fazer parte de uma equipe e pode participar de treinamentos e batalhas que acontecem nos ginásios (gyns).

Leia também: 15 dicas para jogar Pokémon Go

PokéStops – paradas para evolução no jogo

Uma parte importante do jogo são as PokéStops, que podem ser localizadas no mapa através de um ícone azul. Elas são posicionadas normalmente em locais públicos, como praças, monumentos ou estações, sendo que, quando atingidas, oferecem itens como pokébolas, poções e, com alguma sorte, ovos de pokémons. Uma PokéStop é desativada cinco minutos depois do seu uso.

pokemon go luta

Ginásios

Os Gyms são a única função do jogo que permite combater, embora as batalhas não funcionem da mesma forma que os títulos típicos de Pokémon. No lugar das tradicionais lutas, você irá usar comandos táticos para atacar o adversário e evitar as suas investidas. Você pode utilizar, no máximo, seis pokémons em uma equipe, sendo que a escolha dos mesmos é crucial para o êxito na batalha. Por exemplo, um pokémon de água será excelente contra um pokémon de fogo. Até o momento foram incluídos os 151 pokémons da primeira geração, mas é provável que outros sejam acrescentados no futuro.

Evolua seus Pokémons

Para fazer com que seu Pokémon ganhe experiência e força, o jogador precisará de poeira estrelar e doces. Esses objetos são conseguidos nas Pokéstops e quando um Pokémon é capturado. Dessa forma, para se dar bem no jogo, é importante capturar o máximo de Pokémons que você conseguir. Cada vez que você consegue subir de nível, seus Pokémons também ficam mais fortes.

Estímulo à explorar o ambiente externo

A necessidade de se deslocar fisicamente para capturar os Pokémons é uma das grandes sacadas do game. Essa busca real é uma das partes mais divertidas e pode se estabelecer de forma estratégica para jogadores mais empolgados. Para montar uma equipe sólida de Pokémons, vários tipos de ambientes devem ser visitados, pois, por exemplo, Pokémons de água são mais facilmente encontrados próximos à lagoas e rios e assim por diante

Estímulo à interação real, o grande diferencial do jogo

Embora Pokemon Go não seja o primeiro game que motiva os jogadores a se deslocarem pelo mundo real, a inclusão dos pokémons através da realidade aumentada está fazendo o jogo explodir em todos os países que chega. O roteiro do jogo, bem com as formas de evolução dos personagens estimulam as pessoas a se interagirem, não através do mundo virtual, mas estando em contato real. Nunca tantos jogadores saíram à rua espontaneamente e organizaram encontros para agirem como uma comunidade forte, com uma paixão e um passatempo em comum.

Leia também: Pokémon Go Análise – Game vira febre no mundo

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário: