Everest VR simula a incrível experiência de escalar o pico mais alto da terra

Desenvolvido pela Sólfar Studios em parceria com a RVX, Everest VR é um dos pioneiros de uma nova modalidade que será bastante recorrente nos dispositivos de realidade virtual – o turismo virtual interativo.

A realidade virtual irá permitir que você visite locais ao redor do planeta – não só como um mero espectador, mas possibilitando e entregando as sensações e emoções de estar realmente presente naquele local.

O Monte Everest não é apenas o pico mais alto da Terra, ele representa o esplendor, a força, o poder da natureza. É um mito, um desafio na mente de milhares de homens e mulheres espalhados ao redor do planeta. Escalar o Everest é uma história sobre vencer uma força abrupta e colossal de uma montanha que mantém, pelo menos, 200 cadáveres congelados em seus caminhos – cadáveres que servem como pontos de referência e lembretes do quão poderoso é o seu oponente e de quem realmente está no comando lá em cima.

O HTC Vive foi o dispositivo escolhido para apresentar essa deslumbrante experiência, que se desenvolve através de momentos de pura paz e beleza, até momentos realmente aterrorizantes.

A simulação inicia-se em um vídeo introdutório, em widescreen tradicional, como se você estivesse em um teatro. Ele conta a história do Everest e os desafios monumentais que a montanha apresenta para os corajosos que se aventuram na viagem. Em seguida, a cena se abre e o que antes era o piso firme do teatro se transforma em gelo. Nesse momento, você deixa de ser um espectador passivo e passa a ser um participante ativo.

Everest VR está sendo desenvolvido como uma sequência de experiências conectadas, que ilustram os principais marcos de escalada do Everest. Do acampamento base ao topo, você irá atravessar desafios famosos –  Khumbu icefalls, Lhotse face, Hillary step – enfrentando situações de extremo prazer e medo durante a escalada.

O visual do game é lindo, uma recriação em modelo 3D da montanha com a ajuda da Nvidia GeForce. A Sólfar conseguiu desenvolver um ambiente envolvente e crível, fazendo com que diversas pessoas que experimentaram a simulação (ela foi apresentada na E3 2016) relatassem que, por diversos momentos, esqueceram que estavam no estande e se viram realmente dentro da montanha.

everest vr virtual

Veja o que contou um dos participantes da feira:

“A experiência verdadeira começa e uma voz atrás de mim passa a instrução de pegar um mosquetão e conectá-lo a uma corda. Ao fazê-lo, fiquei surpreendido com a resposta táctil perfeita dos controladores de mão do HTC Vive.

Em seguida, antes de dar o primeiro passo, eu ouvi o vento chicoteando em torno de minhas pernas e juro que senti um pouco mais de frio. Com determinação, começo a caminhada no gelo, me esforçando para permanecer enraizado na realidade. Em determinado ponto já me vi totalmente sem equilíbrio, apesar de, na verdade, estar andando no estável piso acarpetado do estande.

– Este cume gelado não está aqui. Esta não é a classe 5 de exposição. É só tapete! Este penhasco posicionado a 10cm dos meus sapatos é imaginário. Eu não estou sozinho a 8.848m de altura! Certo?

Meu cérebro simplesmente não escuta. A combinação de som realista, os gráficos perfeitos, o tato dos controladores de mão e a resposta exata de movimento dos sensores do HTC Vive tinham me convencido de que eu estava em uma realidade alternativa. Uma realidade onde eu me encontrava literalmente aterrorizado.”

Everest VR é mais um game/simulador que nos deixa extremamente animados com o futuro da realidade virtual. É algo novo, surpreendente, que permitirá uma ponte direta entre a vida real e experiências nunca antes imaginadas.

Qual lugar parecia inalcançável? Há muito o que explorar!

A tecnologia está aí, tudo o que temos a fazer é esperar.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentário: