Google Cardboard – Guia – Review

google cardboard 2.0

Google Cardboard (V1.0 e V2.0) possibilita o acesso à realidade virtual com um preço reduzido

Em sua conferência em 2014, o Google distribuiu, para alguns milhares de participantes, pacotes plásticos contendo pedaços de papelão, ímãs e um par de lentes. Inicialmente, as pessoas acharam que era uma piada, ou talvez uma menção sarcástica à compra do Oculus Rift pelo Facebook, ocorrida três meses antes do evento. Então, o Google exibiu instruções de como construir seu próprio Google Cardboard, usando aqueles simples objetos que todos seguravam nas mãos.

Na verdade, a lógica por trás do dispositivo é bastante simples – “Podemos utilizar a tela de um smartphone como display e o seu rastreador de posição (equipamento utilizado pelos telefones para saber quando estão sendo inclinados) para acompanhamento do movimento da caixa”. Com esses dois recursos funcionando, faltaria apenas associar uma lente que aumentasse o campo de visão do usuário (quando esse aproximasse seus olhos da tela) e algum tipo de controlador (para que se pudesse interagir com o smartphone). Surgiu, então, a famosa caixinha de papelão batizada pelo Google como “Google Cardboard”.

google-cardboard-use

O Google Cardboard funciona assim: A tela é dividida em duas metades. O lado esquerdo mostra uma imagem para o olho esquerdo e, o lado direito, mostra uma imagem ligeiramente diferente para o olho direito, criando um efeito 3D. O restante das configurações necessárias para criar o ambiente virtual está no software – Google Cardboard – que é um aplicativo gratuito, facilmente encontrado na Google Play e Apple Store.

De repente, o que parecia uma piada se tornou um produto real, com milhares de dispositivos espalhados pelo planeta e com centenas de desenvolvedores criando conteúdo para ser visualizado através da caixinha.

O Google Cardboard é encontrado, atualmente, em duas versões – V1.0 – que foi o modelo inicialmente lançado pelo Google e a sua atualização V2.0, que é um aperfeiçoamento do primeiro dispositivo.

Google Cardboard V1.0

cardboardv1.0

Prós: É a versão mais barata e mais fácil de ser encontrada.

Contras: A montagem é um pouco complexa e não é compatível com telefones de tela maior.

O controle magnético localizado na lateral da caixa não é compatível com todos os telefones.

Google Cardboard V2.0

google cardboard 2.0Prós: A montagem é fácil e compatível com um espectro maior de smartphones.

O controle magnético foi substituído por um botão na região superior da caixa, que é compatível com praticamente todos os telefones.

Contras: tem o custo maior.

O Google Cardboard está se tornando uma febre no mundo, a cada dia, novos conteúdos em realidade virtual são apresentados e a curiosidade para experimentar essa nova tecnologia faz com que as pessoas busquem pela caixinha.

google cardboard instrução

Logicamente, não se deve esperar uma experiência completa em realidade virtual. As “aventuras” no Google Cardboard estão bem longe das experiências que serão experimentadas no HTC Vive, Oculus Rift e Playstation VR, mas elas podem ser um bom início para quem quer conhecer e vivenciar a realidade virtual pela primeira vez.

2 Comentários

Deixe um comentário: