Eve Valkyrie – Análise – Review

eve-valkyrie-analise

Eve Valkyrie – review do game.

Eve Valkyrie talvez seja o título mais badalado do momento para Oculus Rift e Playstation VR. Naturalmente, existem outros títulos mais famosos que geram enorme expectativa nos fãs, no entanto, Eve Valkyrie parece ser o game mais “redondo” para esse momento de iniciação da era da realidade virtual.


Estúdio:
CCP Games

Plataforma: Oculus Rift e PlayStation VR

Preço: $ 59,99 (Gratuito para todas as pré-encomendas do Oculus Rift)

Data de lançamento: 28 de março de 2016

“Não é possível encontrar, na atualidade, nada tão intenso e envolvente como Eve Valkyrie em qualquer outro lugar da indústria de games”. Essa opinião, de um redator americano, resume o sentimento positivo de diversos experts para o jogo.

Eve Valkyrie chega ao mercado e é realmente algo muito especial.

O jogo acompanha o pacote inicial do Oculus Rift e também estará disponível para o Playstation VR, quando esse for lançado em outubro.

O contexto do game ajuda, pois os cenários espaciais se acomodam perfeitamente às possibilidades da realidade virtual. Permitir ao usuário olhar para todos os lados – inclusive para baixo, visualizando a imensidão do espaço – dentro de uma espaçonave, torna a experiencia extremamente imersiva e envolvente. Somado a isso, o visual impecável, o cuidado com os detalhes, a jogabilidade eficiente, tornam a experiência do jogo incrível.

Há algo particularmente mágico sobre Eve Valkyrie, o jogo de combate espacial foi desenvolvido exclusivamente para a realidade virtual e reúne inúmeras  virtudes, especialmente se considerarmos que ele é um dos pioneiros na nova tecnologia. Muitos games de simulação de pilotagem, tiro em primeira pessoa e aventura se tornam extremamente envolventes à medida que a familiaridade com o game aumenta, mas com Eve Valkyrie é diferente, a realidade virtual proporciona um grande senso de realismo e o grau de imersão e presença no game é imediata, é algo que pode ser classificado como espetacular.

O game se encaixou tão bem à realidade virtual que parece que a tecnologia já existe há anos.

A trajetória no jogo já começa de forma surpreendente, tendo os detalhes do interior da nave mãe e do interior da nave de pilotagem sido cuidadosamente planejados e fáceis de serem observados com os movimentos da cabeça. O lançamento da nave ao espaço também é algo digno de comentários, ao sermos lançados para fora do tubo de decolagem, somos presenteados com uma exibição deslumbrante e emocionante do espaço – uma visão visualmente impressionante de se ver.

A posição do piloto é precisa, estando as mãos virtuais na mesma posição das mãos reais do jogador, algo até estranho até que se acostume com a visão. É possível inclinar para a frente e olhar o painel de controle, ver os controles em movimento durante o voo e se alterando enquanto os polegares se ajustam às manetes de controle. A fidelidade dessas variantes no jogo chega ao limite do inacreditável.

As naves de voo podem ser personalizadas, não só visualmente, com pinturas e decalques diferentes, mas, também, pode-se realizar o upgrade de equipamentos e armas. À medida que você realiza as missões e ganha experiência no game, novas naves são desbloqueadas e ficam disponíveis para uso.

Eve Valkyrie é um novo desafio, sem dúvida, mas você precisará de usar sua experiência adquirida em outros games (principalmente nos de tiro em primeira pessoa) para se dar bem na pilotagem. Inicialmente é relativamente difícil se familiarizar e entender esse novo meio no qual você foi inserido. Pilotar o seu primeiro Wraith, ou quaisquer outras naves no mundo rápido de Eve Valkyrie é, a princípio, uma experiência assustadora. O gameplay requer altos níveis de destreza e conhecimento intuitivo do controle para que se possa manobrar adequadamente, fugir e seguir outras naves durante os combates. No game, para se obter êxito, você precisa não só estar confortável com a realidade virtual, mas com o controle do jogo e com a velocidade intrínseca ao voo e ao combate.

nave valkyrie review

Treinando novos músculos? Sim. Além de suas habilidades adquiridas ao longo dos anos jogando games na telinha, Eve Valkyrie irá forçá-lo a treinar alguns músculos esquecidos no pescoço e a desenvolver novos instintos. Uma das armas no jogo, um míssil “lock-on”, requer que você mantenha pressionado o botão enquanto acompanha a nave inimiga com o seu olhar real e com o movimento da cabeça, até que a nave esteja no ponto certo para ser atingida. Esse mecanismo leva a alguns situações envolventes e intensas, momentos ainda não experimentados fora da realidade virtual.

Para a aclimatação aos movimentos da nave, utilização de seus recursos e, principalmente ao mundo virtual, o jogo disponibiliza os módulos de formação. Onde você pode explorar o ambiente, sem se preocupar com situações de batalha. Esses módulos, são muito bem trabalhados, com uma espécie de conteúdo estruturado por trás das etapas de aprendizagem. Algo que não se percebe em outros momentos do jogo, sendo esse um dos pontos negativos percebidos até o momento. Algo como se estivesse faltando uma história, um conteúdo compatível com a qualidade do game.

Uma vez imerso em combate, o jogo é realmente intenso, as coisas acontecem muito rapidamente. A partir da contagem regressiva de abertura do tubo de decolagem, até os momentos finais, a única vez que você vai conseguir recuperar o folego é quando está esperando para reaparecer, após sofrer uma inevitável derrota. Quando esse fatídico momento chega, você verá o cockpit se estilhaçar e o frio congelante do espaço invadir sua nave.

Eve Valkyrie é uma experiência definitiva, é um game que encanta e reforça ainda mais as expectativas para o que está por vir nos games em realidade virtual. Quem fez a pré-ordem do Oculus Rift com certeza ficará contente em receber o jogo agregado ao pacote. Quem não o fez, ou quem irá adquirir em outubro o Playstation VR, será obrigado a pagar o preço cheio, pois Eve Valkyrie se tornará obrigatório para essa nova era dos games.

Eve Valkyrie está na lista dos dez games mais promissores para 2016/2017 do Portal Realidade Virtual.

1 Comentário

Deixe um comentário: